imagem-interna-terapia-alvo-daniel-musse

Terapia Alvo

Essa classe de medicamentos geralmente são anticorpos feitos contra proteínas específicas do tumor. A terapia-alvo não tem geralmente o mesmo mecanismo de ação da quimioterapia, mas pode ser usada em conjunto em alguns casos. Por exemplo, para pacientes com câncer de mama com positividade para uma proteína chamada HER-2, se faz um medicamento contra essa proteína específica, reduzindo assim a quantidade de células cancerígenas.

imagem-interna-terapia-alvo-daniel-musse

Esses medicamentos podem ser feitos por via venosa, subcutânea ou oral em muitos casos. Por exemplo, para câncer de pulmão com metástases em não-fumantes, testamos para ver se há uma mutação no tumor numa proteína chamada EGFR. Caso haja, fazemos um medicamento específico para combater essa proteína, levando a redução de doença e resposta muito importantes.

Os tratamentos são servem para todos os tipos de câncer, mas são individualizados para cada tumor. Terapias-alvo para câncer de mama diferem de câncer de pulmão, por exemplo.

imagem home doutor daniel musse

dr. Daniel Musse

Oncologia Clínica • CRM 52.99473-1 - RQE 43319

Oncologista clínico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e com formação em oncologia pelo Instituto Nacional do Câncer.

Pesquisador do Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa e preceptor da residência médica de Oncologia Clínica.