Consulta Oncológica
A consulta após um diagnóstico de câncer não é uma consulta como outra qualquer. Há uma expectativa grande do que será falado e procuramos sempre se colocar do outro lado e saber que o modo com que falamos é, muitas vezes, lembrado pelo paciente por bastante tempo

É importante que o paciente leve a biópsia e os exames de imagem e de sangue mais recentes para a devida análise do melhor tratamento. Recomendo também que, ao longo das consultas, o paciente pergunte ao médico se vale continuar guardando um ou outro exame para levar nas consultas. Alguns exames de sangue não tem grande valia e podem ser descartados, exemplo. Já os exames de imagem valem ser guardados por mais tempo, assim como resultados de biopsias.
É aconselhável que o paciente sempre pergunte ao médico sobre algum ponto que não entendeu, pois algumas consultas podem levar mais tempo e ficar com algumas dúvidas pode ser angustiante. Da mesma maneira, após uma explicação, muitas vezes checamos com os pacientes e família o que entenderam para ver se a comunicação foi feita de modo certo.
Mais uma vez, isso são somente dicas e cada paciente e médico sabem o modo que lhes funciona melhor.

dr. Daniel Musse
Oncologia Clínica • CRM 52.99473-1 - RQE 43319
Oncologista clínico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e com formação em oncologia pelo Instituto Nacional do Câncer.
Pesquisador do Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa e preceptor da residência médica de Oncologia Clínica.