imagem-interna-câncer-de-próstata-daniel-musse

Câncer de próstata

O câncer de próstata é o tumor mais comum nos homens e a imensa maioria é diagnosticado em fase precoce. A maioria dos homens são assintomáticos e diagnóstico muitas vezes parte do exame de sangue com PSA ou toque que retal alterado. O dado mais importante que dita o prognóstico é o escore de Gleason, que vai de 6 a 10, sendo quanto mais alto, mais agressivo.
imagem-interna-câncer-de-próstata-daniel-musse

O tratamento consiste em cirurgia ou radioterapia nas fases iniciais, podendo também ser discutido inibição da testosterona, chamada hormonioterapia quando se opta por radioterapia. No cenário metastático, a hormonioterapia é a principal arma e há uma série de medicações a serem discutidas em cada caso, tanto por via subcutânea quanto por via oral. Isso acontece pois a testosterona é o principal estimulante do crescimento desses tumores e inibir esse hormônio leva a resultados importantes. A quimioterapia também tem papel em muitos cenários e hoje surgem novas drogas que inibem mutações específicas que o tumor apresenta e outras que se ligam a proteínas do tumor, destruindo o mesmo.

imagem home doutor daniel musse

dr. Daniel Musse

Oncologia Clínica • CRM 52.99473-1 - RQE 43319

Oncologista clínico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e com formação em oncologia pelo Instituto Nacional do Câncer.

Pesquisador do Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa e preceptor da residência médica de Oncologia Clínica.