imagem interna câncer de intestino daniel musse

Câncer de intestino

O câncer colorretal é o segundo tumor mais comum nos homens e mulheres. Como fatores de risco principais estão historia familiar positiva, consumo de alimentos ultraprocessados, alcoolismo exagerado e consumo de alimentos embutidos (presunto, mortadela, salaminho).
imagem interna câncer de intestino daniel musse
O principal sintoma é a alteração do hábito intestinal, além da dor abdominal, perda de peso e sangramento nas fezes. O diagnóstico se dá com a colonoscopia com biópsia. 

Quanto ao tratamento, geralmente quando o tumor se encontra localizado (sem metástases em tomografias e ressonância), é indicada cirurgia se o tumor for do cólon direito até o sigmoide. Para tumores de reto médio (entre 5 e 10 cm do anus) e baixo (menos de 5 cm do anus), usualmente se faz algum tratamento antes de se operar para tentar poupar o paciente de colostomia (bolsa para saída de fezes) definitiva. Para tumores de reto, sempre está indicada a ressonância de pelve para melhor avaliação. 

A quimioterapia após a cirurgia depende do tamanho do tumor e se há linfonodos acometidos pela doença. Quando há, sempre está indicada quimioterapia. Os principais efeitos colaterais são diarreia e dormência nas mãos e nos pés (neuropatia) e devem sempre ser falados com seu oncologista para ajuste do tratamento. 

Quando há metástase, geralmente se faz tratamento com cateter e há diversas medicações. Para isso, se pede também algumas mutações como RAS para definir o melhor tratamento. Há um teste feito no tumor também que se chama “instabilidade microssatélite”, que pode mostrar pacientes que têm benefício de fazer imunoterapia como tratamento e também maior risco de mutações que mostrem câncer hereditário (síndrome de Lynch).

imagem home doutor daniel musse

dr. Daniel Musse

Oncologia Clínica • CRM 52.99473-1 - RQE 43319

Oncologista clínico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e com formação em oncologia pelo Instituto Nacional do Câncer.

Pesquisador do Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa e preceptor da residência médica de Oncologia Clínica.