
Câncer de cólon e reto

O câncer de reto algumas vezes tem indicação de tratamento antes da cirurgia, seja com quimio, seja com radioterapia ou com ambas. Após isso, avalia-se o grau de resposta, idealmente com ressonância de reto, e a distância do tumor até a borda do ânus para definir a cirurgia e a necessidade de se colocar colostomia, a “bolsinha “para saída das fezes.
Quando há metástases, o tratamento do câncer colorretal é baseado em algumas mutações, como RAS, BRAF e instabilidade microssatélite. A depender desses resultados, se escolhe a melhor combinação para cada paciente. A cirurgia para ressecar metástases no fígado ou pulmão quando em pequeno número e a depender do lugar onde estão pode ser realizada em alguns casos.
Hoje, se sabe que cada tumor tem um perfil de acometimento e mutações próprio, portanto, sendo cada vez mais individualizado o tratamento. Muito importante duas informações para falar com seu oncologista durante a quimioterapia: se está tendo diarreia com a quimio e se há dormência nos dedos das mãos ou dos pés, pois pode ser um sinal de toxicidade os nervos periféricos pela medicação feita.
Navegue por Oncologia

dr. Daniel Musse
Oncologia Clínica • CRM 52.99473-1 - RQE 43319
Pesquisador do Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa e preceptor da residência médica de Oncologia Clínica.