Câncer Colo do Útero

Câncer de colo de útero

O câncer de colo de útero é o tumor mais comum em mulheres jovens, tendo relação direita com HPV. Porém, isso não significa que a paciente contraiu o HPV de determinada pessoa, pois a maioria das pessoas são portadores assintomáticos do HPV. Recomenda-se a vacinação do HPV em mulheres e homens, não são se ainda não começaram a vida sexual, mas também após, pois pode oferecer proteção para outros tipos de HPV.
Câncer Colo do Útero
O exame mais importante nesse cenário é a citologia, o chamado preventivo, feito anualmente a partir dos 25 anos.

Os principais sintomas são dor e sangramento vaginal, mas uma boa parte pode não apresentar sintomas, sendo a consulta ginecológica anual fundamental.

O tratamento depende do tamanho do tumor, acometimento dos linfonodos e de invasão de estruturas locais vistas em exame físico com toque retal e vaginal. Pode ser indicada cirurgia em estágios mais precoces, quimioterapia com radioterapia em estágios um pouco mais avançados, mas ainda sem metástases ou quimioterapia com ou sem imunoterapia em estágios com metástases.

Deve também discutir com a paciente se há desejo de ter filhos, pois hoje já são bem estudadas estratégias para preservar a fertilidade nas pacientes que desejam.

imagem home doutor daniel musse

dr. Daniel Musse

Oncologia Clínica • CRM 52.99473-1 - RQE 43319

Oncologista clínico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e com formação em oncologia pelo Instituto Nacional do Câncer.

Pesquisador do Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa e preceptor da residência médica de Oncologia Clínica.