Imagem Câncer de Rim

Câncer de bexiga e rim

O câncer de bexiga pode se apresentar em qualquer idade. De modo geral, o principal fator de risco é o tabagismo e o principal subtipo se chama carcinoma urotelial.

Os sintomas que levantam suspeita são sangramento na urina ou dor na região da pelve. Exames que ajudam a suspeitar desses tumores são a ultrassonografia de abdômen, tomografia ou ressonância, que podem mostrar alterações na parede da bexiga, mas o diagnóstico definitivo é feito através da cistoscopia, uma endoscopia do aparelho urinário em que se vai com uma sonda com câmera até a bexiga e se faz a biópsia.

Imagem Câncer de Rim
O tratamento depende do grau de invasão do tumor e da presença de metástases. Para tumores que invadem a camada muscular, é necessário avaliação de tratamento com quimioterapia antes da cirurgia definitiva, que geralmente consiste na retirada da bexiga e de algumas estruturas ao redor, chamada cistectomia. Para tumores com metástases, há uma série de novos medicamentos disponíveis e a avaliação depende do cenário e presença de algumas mutações no tumor.

O câncer dos rins é um tumor que também pode se apresentar em qualquer idade e o subtipo mais comum se chama carcinoma de células claras. Sintomas como sangramento na urina, dor no abdome e perda de peso podem levantar a suspeita é a tomografia ou ressonância de abdômen são os exames mais indicados, A biópsia não é sempre indicada, sendo muitas vezes confirmado diretamente através da cirurgia de ressecação pela alta suspeição no exame de imagem.

Hoje, o tratamento dos tumores de rim consiste na imunoterapia como seu ponto fundamental. Há também drogas chamadas inibidores de tirosinoquinase que possuem a função de impedir que sejam formados novos vasos sanguíneos para alimentar o tumor.

imagem home doutor daniel musse

dr. Daniel Musse

Oncologia Clínica • CRM 52.99473-1 - RQE 43319

Oncologista clínico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e com formação em oncologia pelo Instituto Nacional do Câncer.

Pesquisador do Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa e preceptor da residência médica de Oncologia Clínica.