Imagem Câncer do fígado e das vias biliares

Câncer do fígado e das vias biliares

O câncer de fígado é alvo de pesquisas importantes e possui relação importante com o álcool, hepatites virais é doença hepática pela presença de gordura no fígado. Os exames de imagem como tomografia ou ressonância podem mostrar um padrão típico que é a captação inicial do contraste nas lesões (fase arterial ) e depois desaparecimento. A alfafetoproteina, é uma proteína do exame de sangue que também sugere o diagnóstico e, quanto mais alta, mais provável de se tratar de câncer.
Imagem Câncer do fígado e das vias biliares
O tratamento deve ser avaliado a depender do tamanho do tumor, o estado do paciente e a presença de metástase. Pode ser realizada cirurgia, transplante hepático ou procedimentos por dentro dos vasos sanguíneos por radiologia intervencionista, como quimioembolizaçao. Há também indicação de tratamento sistêmico em alguns casos e hoje podem ser feitas associações de medicamentos ou outros por via venosa, como imunoterapia oral.

O câncer das vias biliares usualmente se apresenta com alterações dos exames de sangue ou imagem, ou olhos amarelados, além de dor na parte alta do abdômen a direita. O diagnóstico é feito através de biópsia e a cirurgia está indicada sempre que o tumor for localizado e se possa tirar uma parte do fígado onde está o tumor sem comprometer sua função. O tratamento do tumor avançado consiste em quimioterapia e hoje se sabe que, em alguns casos, há presença de mutações para as quais fazemos algumas drogas-alvo.

imagem home doutor daniel musse

dr. Daniel Musse

Oncologia Clínica • CRM 52.99473-1 - RQE 43319

Oncologista clínico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e com formação em oncologia pelo Instituto Nacional do Câncer.

Pesquisador do Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa e preceptor da residência médica de Oncologia Clínica.