imagem-interna-cabeça-e-pescoço-daniel-musse

Câncer de cabeça e pescoço

O câncer de cabeça e pescoço é um tumor que tem no tabagismo e no HPV os seus principais fatores de risco. Seu principal subtipo se chama carcinoma epidermólise, A pesquisa de uma proteína no tumor chamada p16 aponta para uma causa mais provável associada ao HPV e também denota um melhor prognóstico. O diagnóstico se dá através de biópsia feira por otorrino ou cirurgião de cabeça e pescoço.
imagem-interna-cabeça-e-pescoço-daniel-musse
O tamanho do tumor e a presença de linfonodos são os principais fatores que determinam a chance de cura com o tratamento. A cirurgia, químio e radioterapia são importantes no tratamento e a escolha entre cada uma delas depende do local do tumor, o estado do paciente e a presença de linfonodos acometidos, podendo se realizar uma, duas ou até mesmo as três opções. Quando há metástases, a quimioterapia é parte essencial, mas cada vez mais se ganha espaço a imunoterapia e algumas terapias-alvo.
imagem home doutor daniel musse

dr. Daniel Musse

Oncologia Clínica • CRM 52.99473-1 - RQE 43319

Oncologista clínico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e com formação em oncologia pelo Instituto Nacional do Câncer.

Pesquisador do Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa e preceptor da residência médica de Oncologia Clínica.