imagem-interna-sintomas-daniel-musse

Diagnóstico

O diagnóstico de qualquer tipo de câncer ocorre através de algumas estampas.

Primeiro, há suspeita através de sintomas típicos de cada tipo de tumor, por exemplo, sangramento nas fezes, tosse persistente, perda de mais de 10% o peso em 6 meses, massa palpável na mama, sangramento ginecológico, olhos amarelados.

imagem-interna-sintomas-daniel-musse
Após isso, há solicitação de Exames de imagem, como tomografia ou ressonância, que podem mostrar nódulos, massas, aumentos de linfonodo ou presença ou não de metástase, além de apontar para o melhor lugar para se fazer uma biópsia.

O diagnóstico definitivo sai através de biópsia, que é o laudo da patologia, ou laudo histopatológico, afirmando se é ou não câncer. Há três famílias de maneira geral, podendo ser os carcinomas, mais comuns, sarcomas ou linfomas.

A partir disso, se pensa no melhor tratamento. Há, contudo, duas exceções, nas quais não precisamos de biópsia para começar a tratar, Carcinoma de fígado, podendo ser só com exames de imagem e dosagem de alfafetoproteina, e tumores terminativos, ou de testiculo, somente também como exames de imagem e marcadores tumorais elevados.

imagem-interna-rastreamento-daniel-musse
Rastreamento
imagem-interna-exames-daniel-musse

Exames

imagem-interna-estadiamento-daniel-musse
Estadiamento
imagem-interna-prognostico-daniel-musse
Prognóstico
imagem-interna-direitos-daniel-musse
Direitos
imagem home doutor daniel musse

dr. Daniel Musse

Oncologia Clínica • CRM 52.99473-1 - RQE 43319

Oncologista clínico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e com formação em oncologia pelo Instituto Nacional do Câncer.

Pesquisador do Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa e preceptor da residência médica de Oncologia Clínica.